Quem Somos

ABICAP - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA E INTERNACIONAL DE CAPELANIA

É uma associação civil, beneficente,religiosa e educativa, sem fins lucrativos, cuja missão principal é incentivar a misericórdia e o amor, através do ensino dando ferramentas para que o exercício da capelania possa ser executado de forma correta para o beneficio dos indivíduos e das instituições que abrem espaço para a capelania

 

OBJETIVO

O objetivo da Capelania é de oficializar esta atividade dentro das leis do nosso País. Para isso é necessário o treinamento e capacitação do Capelão para desenvolver suas habilidades dentro das áreas Social e Religiosa com Qualidade.

 

LEIS

As leis que regulamentam a capelania no Brasil são:

Lei Federal de Capelania no Brasil – Lei 6.923 Art 5 Inciso VII

“É assegurada nos termos da lei a prestação de assistencia religiosa nas entidades de internação coletiva, civis, militares. - CB 1988

Alguns estados e algumas prefeituras já possuem leis estaduais e municipais proprias dentro de seu territorio para estabelecer as regras para atuação de capelania, como é o caso do Estado do Rio de Janeiro e aqui no Paraná a prefeitura de Pinhais.

 

UM POUCO DA HISTÓRIA DA CAPELANIA

Capelania não é um termo moderno. É o nome dado aos serviços religiosos prestados por oficiais treinados e teve origem nas Forças Armadas do Exército em 1776. Conta-se que na França, um oficial Sgt. Martinho ao encontrar um homem abandonado na rua debaixo de chuva e frio, cortou sua Capa e o cobriu num ato de solidariedade,  humanismo, caridade, ajuda e amor ao próximo. Ao morrer, esta capa foi levada como uma relíquia para a Igreja para ser venerada.

Esta igreja recebeu o nome de "Igreja da Capa". Daí as derivações Capela, Capelão e Capelania. Capelão é um "eclesiástico" que conduz atos religiosos em conexão a uma Igreja, Associação Religiosa, Capela ou Ministério Religioso.

É um "agente clerical" que realiza serviços religiosos em castelos,
colégios, embaixadas, instituições, órgãos políticos, prisões, funerárias, hospitais, quartéis, navios, aviões, casas, igrejas, empresas, clubes, associações, etc... recomendado pela entidade que o credenciou.

 

Comente pelo Facebook
Top